O direito desportivo é um ramo fundamental para os esportes. O Dr. Alan Belaciano, entende que essa área jurídica é essencial para regularizar as atividades esportivas. Isso porque, além de estabelecer normas e leis para guiar as ações desse meio, ela também será importante para assegurar os direitos dos atletas. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura deste artigo:
Os esportes são um ramo bastante amplo e importante em nossa sociedade, não é mesmo? Nesse sentido, não apenas o futebol, como também o vôlei, basquete, natação, atletismo, tênis, softbol e surfe, necessitam de diretrizes que normatizam as suas atividades. Por meio disso, é possível assegurar maior ética e justiça nas relações. Dessa forma, um dos campos jurídicos fundamentais para essa regularização é o direito desportivo.
Mas o que é o direito desportivo?
Caso não conheça, saiba que o direito desportivo é um ramo responsável por normatizar o universo dos esportes. Ele abrange diferentes modalidades, com o intuito de regularizar as relações que ocorrem nesse meio. Assim, através dessa área é possível garantir que as ações estejam em conformidade com as leis e diretrizes. O advogado, Alan Belaciano, comenta que ter normas para guiar essa esfera é fundamental.
Para que serve o direito desportivo?
Nesse contexto, de modo mais específico, saiba que o direito desportivo irá servir para diferentes atividades. Uma delas, por exemplo, é contribuir na elaboração e análise de contratos, sejam eles entre clubes e jogadores ou patrocinadores e atletas. Com as diretrizes impostas é possível avaliar esses documentos, garantindo que as suas cláusulas estejam em conformidade com a legislação.
Qual a importância do direito desportivo para os atletas?
Além disso, esse ramo do direito irá servir, especialmente, para os atletas, sendo importante para permitir que eles tenham todos os seus direitos assegurados. Assim como outros profissionais, é fundamental ter uma legislação que proteja os jogadores, principalmente durante a assinatura de contratos, uso de imagem e patrocínios. Para Alan Belaciano, essa área é de grande relevância para esse grupo.
Outrossim, saiba que o direito desportivo é fundamental para os atletas mais novos, que ainda não atingiram a maioridade. Além do acompanhamento dos responsáveis legais, ter uma esfera que assegure que esses jovens tenham uma segurança maior é imprescindível. Desse modo, tanto para os jogadores mais experientes quanto para os iniciantes, esse campo jurídico é essencial.
Como atuar no direito desportivo?
Por fim, caso você seja advogado e tenha se interessado por esse ramo, saiba que existe a possibilidade de construir uma carreira nessa área do direito através de uma especialização. Ao seguir por esse caminho, além de aprofundar seus conhecimentos sobre a área esportiva, é possível ter maiores possibilidades no mercado. Conforme pontua o Dr. Alan Belaciano, os conhecimentos adquiridos ao longo desse aprendizado são essenciais. Vale ressaltar, que o direito desportivo é uma esfera que tem crescido cada vez mais, sendo uma boa alternativa para os profissionais jurídicos.