Politica

Política de Incentivo ao Crédito do Jovem Empreendedor, proposta por Virmondes, agora é lei

O chefe do Executivo de Goiás, governador Ronaldo Caiado (UB), sancionou a Lei nº 21.446, de 6 de junho de 2022. O texto, proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), institui a Política Estadual de Incentivo ao Crédito do Jovem Empreendedor. “Essa lei é muito importante, pois ajuda o jovem, realmente, a empreender”, avalia Emerson Tokarski, da Fecomércio Jovem de Goiás.

Dentre os objetivos da nova lei, publicada no Diário Oficial, destacam-se o desenvolvimento de estratégias e ações para o fortalecimento dos jovens empreendedores e do empreendedorismo nos segmentos econômicos de Goiás. Diante disso, Emerson avalia a relevância da legislação, que considera como um instrumento, voltado para despertar o foco dos gestores para a situação dos jovens empreendedores. “Eles são aqueles que estão empreendendo, que querem montar o seu negócio, e não têm onde buscar crédito para financiar seus projetos, porque muitas vezes esses jovens não têm imóveis. Não têm com que garantir esse crédito”, enuncia.

Na análise de Tokarski, o empreendedorismo é, sem sombra de dúvida, uma das soluções para o Brasil. “Quanto mais jovens empreendendo, gerando emprego, gerando renda, impostos, melhor para a economia, melhor para o Brasil, melhor para Goiás”, ressalta.

Emerson reitera que é de fundamental importância para a economia da cidade, do estado e do País, como um todo, uma lei que incrementa, que fomenta o crédito para o jovem empreendedor. “Deveria ser exemplo em todos os estados do Brasil”, garante.

E complementa, que políticas públicas como essa, com foco no jovem empreendedor tanto no financiamento, quanto na preparação e na capacitação desse jovem empreendedor, são fundamentais. “Precisamos que todos os agentes públicos, na verdade, tenham esse enfoque, cada vez maior, no gerador de empregos, que é o empresário, é o empreendedor”, acentua.

Torkarski arremata ao afirmar que “o Estado precisa apoiar, ajudar essas pessoas e, não impedir que o empresário prospere. Quanto mais agentes públicos olharem, de forma positiva, para o empresariado, seja ele jovem, ou não, a economia, de uma forma geral, ganha como um todo”, salienta.

Capacitação e qualidade

A Política Pública de Incentivo ao Crédito do Jovem Empreendedor visa ainda incentivar a criação de uma rede, em Goiás, de micro e pequenos jovens empreendedores voltada à igualdade de participação no mercado de trabalho, além de desenvolver e promover cursos de capacitação gratuitos e de alta qualidade, por meio de parcerias com instituições, a exemplo do Sebrae.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo