Iniciar um negócio pode ser emocionante, afinal, é o sonho de muitos brasileiros, mas para o advogado Eurico de Jesus Teles Neto, esse processo também pode ser complicado. Para garantir que sua empresa seja bem-sucedida, é importante iniciar seu negócio legalmente e seguir as leis e regulamentos aplicáveis. Por isso, se você quer abrir o seu negócio com o pé direito, continue lendo este artigo.
Abrindo um empreendimento
É muito comum que em algum momento da vida as pessoas tenham a vontade de iniciar um empreendimento. No entanto, para que seja possível seguir com essa ideia, o Dr. Eurico de Jesus Teles Neto acredita que é preciso tomar todos os cuidados legais para garantir a sustentabilidade e o sucesso que a empresa pode ter. Para isso, existem algumas dicas fundamentais sobre como abrir uma empresa legalmente.
Pesquisa e planejamento
A primeira ação para que seja possível abrir o seu empreendimento legalmente é realizar uma pesquisa. Antes de iniciar qualquer negócio, é importante fazer uma pesquisa de mercado detalhada e elaborar um plano de negócios. De acordo com o Dr. Eurico Teles Neto, isso ajudará você a entender seu mercado, identificar seus concorrentes, definir seu público-alvo e estabelecer objetivos para o sucesso de sua empresa.
Estruturas legais
A partir dessa pesquisa de mercado, é preciso definir qual a estrutura legal que a empresa irá seguir. Segundo o advogado Eurico de Jesus Teles Neto, existem várias estruturas legais para uma empresa, como a Empresa Individual, EIRELI, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, entre outras. Nesse sentido, é importante contar com um advogado para que ele possa auxiliar qual modelo é mais adequado para sua empresa.
Documentações
A atuação de um advogado durante todo o processo de abertura legal de uma empresa é muito importante para que todas as documentações estejam em dia. Além de serem muitos os papéis, há muita burocracia envolvida e apenas um advogado que é especialista em ações como essa pode ajudar a realizar cada uma das documentações de maneira simples e organizada.
Entre os documentos e ações que são essenciais estão o registro da empresa nos órgãos como a Junta Comercial, Receita Federal e outros, as licenças e alvarás que permitem a atuação da empresa e seu funcionamento pleno, os documentos de proteção intelectual sobre as marcas e as patentes, além de todas as documentações que serão feitas de acordo com as leis trabalhistas.
Tenha uma equipe de sucesso!
De acordo com o advogado Eurico de Jesus Teles Neto, ainda que seja um processo extenso e que demanda muita dedicação, ao contar com um time de sucesso é possível abrir o seu empreendimento de maneira legal muito rapidamente. Para isso, não deixe de contar com contadores, advogados e com uma equipe que mantenha todos os registros e documentações bem organizados.