Os hospitais filantrópicos são instituições sem fins lucrativos que precisam constantemente de doações. Diante disso, os empresários Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini comentam que há várias formas de realizar essas doações, e inclusive o imposto de renda pode ajudar os hospitais filantrópicos. Ficou curioso? Acompanhe o artigo.
Hospitais filantrópicos
De acordo com os egrégios Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, os hospitais filantrópicos são instituições sem fins lucrativos que visam levar o acesso à saúde à população menos afortunada. Eles são imprescindíveis para o país, visto que o governo não é capaz de fornecer, sozinho, o acesso universal à saúde.
Por serem instituições sem fins lucrativos, como comentam Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, esses hospitais estão constantemente necessitando de doações para a obtenção de recursos que possibilitem o funcionamento de suas atividades. As doações são realizadas de diversas formas, e o imposto de renda pode ajudar os hospitais filantrópicos.
Imposto de renda
O imposto de renda é um tributo em que, tanto as pessoas físicas (PF) como as pessoas jurídicas (PJ), pagam ao governo conforme os ganhos recebidos no mês. Portanto, as PF e PJ devem informar através de um documento formal os gastos e ganhos exercidos durante o mês, para que o governo cobre uma taxa relativa a eles.
No entanto, como ressaltam Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, o imposto de renda pode ajudar os hospitais filantrópicos, pois esse tributo pode ter uma parte destinada para doações. O valor que pode ser doado é relativo a 6% do imposto devido, e essa doação deve ser informada no momento do preenchimento da declaração do imposto de renda.
A doação pode ser feita por meio do programa de geração de declaração. Para isso, como frisam os ilustres Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, o indivíduo deve procurar pela ficha de “Doações Doações Diretamente na Declaração”, escolher pelo tipo de imposto e a porcentagem de até 6% que deseja destinar a doação.
Dessa forma, o imposto de renda pode ajudar os hospitais filantrópicos direcionando parte da taxa monetária para os mesmos, possibilitando que eles possam arcar com os custos exigidos pela sua atuação. Ademais, o valor que foi doado para os hospitais filantrópicos será subtraído do valor a ser pago pelo declarante do imposto de renda.