A filosofia é uma das ciências que circula por todas as áreas do conhecimento. Para o Doutor Francisco de Assis e Silva JBS, no Direito não seria diferente, a filosofia tem papel fundamental para promover debates e analisar situações ligadas a leis e julgamentos. Quer saber mais sobre como a filosofia é importante para a área jurídica? Continue lendo.
Mas afinal, o que é filosofia?
Apesar de ser uma palavra conhecida, o significado de filosofia muitas vezes não fica claro para muitas pessoas. Portanto, antes de entrarmos na importância dessa ciência dentro do Direito, esclarecemos o que é filosofia.
Para o advogado Francisco de Assis e Silva JBS, a filosofia pode ser explicada como um sistema que analisa algo, seja concreto, ou abstrato. É através disso que chegamos a um significado, identificação e classificação. De uma forma mais simples, a filosofia é uma forma analítica de pensar, baseando a razão e não a emoção.
Qual a importância da filosofia para a humanidade?
Segundo o Doutor Francisco de Assis e Silva JBS, a filosofia é considerada a mãe de todas as ciências. Isso porque, além de ter sido a pioneira, é ela que dá origem ao pensar e ao interesse humano em saber sobre outros campos e assuntos. Ou seja, é a filosofia que dá uma espécie de “empurrão inicial” para que a discussão sobre outros assuntos seja necessária.
Por essa razão, sua importância para a humanidade é inestimável, afinal, ela é a grande responsável por conhecimentos físicos, biológicos e até de linguagem, reitera Francisco de Assis e Silva JBS.
Qual a origem da filosofia no Direito?
A filosofia do Direito tem origem a partir de 1820. Seu responsável é o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel. Com a publicação da obra “Princípios da Filosofia do Direito”, o pensador começou a dissipar o termo, que hoje se tornou uma das ciências mais importantes para o mundo.
Qual o papel da filosofia do Direito?
O advogado Francisco de Assis e Silva JBS conta que o papel primordial da filosofia na área jurídica é justamente impulsionar os profissionais a procurar soluções adequadas, pensadas de forma justa, saindo do óbvio e da burocracia do Direito. Muitas conquistas de Leis e Constituições foram feitas a partir da filosofia do Direito.